Restodontê | Descubra receitas a partir de seus ingredientes. Restodontê | Descubra receitas a partir de seus ingredientes. Restodontê | Descubra receitas a partir de seus ingredientes.

As proteínas e benefícios da ervilha

Atualizado em 

A ervilha é uma das melhores fontes proteicas e é extremamente nutritiva.

As proteínas e benefícios da ervilha

Muita gente associa proteínas apenas às fontes animais e se esquece que existe uma gama de vegetais cheios dessa propriedade, além de muitas outras vantagens nutricionais. Um exemplo é a ervilha. Ela não é somente um ingrediente atrativo na coloração de saladas. É uma das melhores fontes proteicas por conter quase o dobro de proteínas da maioria dos vegetais e suas proteínas contém 8 dos aminoácidos que nosso corpo não produz naturalmente.

Ela pode compor ótimos pratos, como saladas, sopas e acompanhamentos dos mais diversos. Além de conter um baixo teor calórico, o pequeno vegetal também é extremamente nutritivo, rico em nutrientes importantes para o bom funcionamento do corpo, como vitamina A, vitaminas do complexo B, vitamina C, vitamina E, vitamina K, além de minerais como magnésio, potássio, zinco, ferro e cálcio, que podem não só contribuir para a perda de peso, como também prevenir e tratar diversos tipos de doenças.



As grandes propriedades da ervilha são:

  • É boa para os músculos
  • É boa para o coração
  • Previne a diabetes
  • Faz bem à visão
  • Fortalece os ossos
  • Ajuda a digestão
  • É boa para a pele
  • Faz bem ao cérebro
  • Fortalece o sistema imunológico
  • Combate o câncer
  • É boa para o sangue
  • Previne a depressão
  • Tem propriedades de emagrecimento

É boa para os músculos

Reconhecidamente uma boa fonte de proteínas, as ervilhas ajudam no fortalecimento muscular, sendo muito melhor do que boa parte dos suplementos industrializados. Além disso, possui uma molécula antioxidante chamada glutationa, um importante coadjuvante para os treinos, pois reduz a fadiga muscular ao diminuir os níveis plasmáticos de lactato.

É boa para o coração

A ervilha contém niacina, uma substância que ajuda a reduzir os níveis de colesterol ruim. Contém ainda flavonoides, que atuam como anti-inflamatório e ajudam na prevenção de coágulos de sangue, responsáveis por grande parte dos problemas cardíacos, como AVC, infarto e trombose, e impedem a formação de placas nas artérias. Também o zinco, as vitaminas do complexo B e o ácido fólico ajudam na preservação das paredes dos vasos sanguíneos.

Previne a diabetes

Por ser de baixo índice glicêmico, a ervilha atua também como uma boa prevenção contra o aparecimento de diabetes, e também pode ser consumida por quem sofre com a doença. Os antioxidantes presentes nesse alimento e o potencial anti-inflamatório da ervilha servem ainda como aliados da regulação dos níveis de açúcar no sangue, tendo em vista que o estresse oxidativo e a inflamação são fatores de risco para o aparecimento da diabetes.

Faz bem à visão

A luteína que está presente em grandes quantidades nas ervilhas promove a saúde dos olhos, agindo como um filtro que impede que a radiação nociva afete os olhos. Este tipo de radiação, proveniente do sol, tem consequências graves na região macular da retina.

Fortalece os ossos

O cálcio, um elemento essencial para proteção e fortalecimento ósseo, é encontrado na ervilha também. Além disso, ela contém vitamina K, B e ácido fólico, componentes que ajudam na absorção de cálcio e prevenção de doenças ósseas, como osteoporose.

Ajuda a digestão

Excelente fonte de fibras, a ervilha auxilia no bom funcionamento intestinal, na medida em que facilita a digestão, tornando-a mais eficiente, e reduzindo as chances de desenvolvimento de problemas, como prisão de ventre, síndrome do intestino irritável, entre outras.

É boa para a pele

Contém antioxidantes, como os flavonoides, carotenoides, ácidos fenólicos e polifenóis, que ajudam a evitar os radicais livres, que, em longo prazo, degradam as células. Por isso, auxiliam na prevenção do envelhecimento precoce.

Faz bem ao cérebro

O magnésio, ferro, fósforo e zinco presentes na ervilha são minerais importantes para a boa saúde do sistema nervoso. A vitamina K, que também compõe o alimento, é importante para o cérebro e pode ajudar na prevenção de doenças degenerativas, como o Alzheimer.

Fortalece o sistema imunológico

Os antioxidantes e as vitaminas, principalmente a C, presentes na ervilha, auxiliam no fortalecimento dos sistema imunológico. A vitamina C ajuda ainda na melhor absorção de ferro, um elemento que, quando em falta provoca sintomas, como cansaço, fadiga etc.

Combate o câncer

A ervilha é rica em diversos antioxidantes importantes, que atuam de modo preventivo no organismo, como os carotenos, polifenois, luteína, entre outros, auxiliando o organismo a evitar a degração das células, restrigindo as chances de aparecimento de diversos tipos de câncer.

É boa para o sangue

Por conter uma boa quantidade de ferro, a ervilha é útil também na prevenção de doenças do sangue, como anemia. O ferro é o grande responsável por levar o oxigênio para as células de todo corpo. Por isso, consumir produtos com esse elemento é tão essencial.

Previne a depressão

A ervilha contém folato, uma substância que auxilia na redução dos sintomas da depressão. O folato, é uma vitamina B solúvel em água, necessária para a biossíntese adequada dos neurotransmissores da serotonina, dopamina e epinefrina. A falta de ácido fólico na dieta pode afetar a saúde mental e levar à depressão.

Tem propriedades de emagrecimento

A composição rica em fibras e proteínas, e pobre em gorduras, faz da ervilha uma excelente auxiliar da perda de peso. Cada xícara de ervilha verde cozida tem somente cerca de 67 calorias. Ao chegar ao organismo, a ervilha regula a velocidade de absorção dos nutrientes, favorecendo a boa digestão e facilitando a perda de peso.






Restodontê
Descubra todos os dias de maneira rápida e fácil um novo prato restodontê para preparar com os ingredientes que você tem em casa. Através de um critério ou de uma combinação deles, localize receitas selecionando seus ingredientes, restrinja sua busca utilizando diversos filtros ou encontre o que procura rapidamente digitando palavras-chave relacionadas.

Siga-nos e faça contato!
Instagram  |  instagram.com/restodonte.com.br
Facebook  |  facebook.com/restodonte.com.br
Pinterest  |  pinterest.com/restodontecombr
Twitter  |  twitter.com/restodontecombr
YouTube  |  youtube.com/RestodonteBr
Google+  |  google.com/+RestodonteBr
E-mail  |  contato@restodonte.com.br

Diga se gostou! Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe no Google+ Salve no Pinterest Compartilhe no LinkedIn

Receitas mais acessadas
Parfait de Iogurte com Cerejas e GranolaBife na crosta de pimentaCubo de chocolate e avelãs crocantesDelícia fácil de morangoBolo de cenouraMedalhão com crosta de pão e ervasPizza com massa de couve-florPudim de leiteFalafelMousse rápido de chocolateHambúrguer vegetariano de feijão pretoSalmão grelhado com crosta de pãoHambúrguer de cenouraBolinho assado de brócolisCoxinha fit rica em fibrasTrufa fit de cacauQuiche de espinafreCebola empanada crocante

Não armazenamos informações.
São Paulo, SP, Brasil