Restodontê | Descubra receitas a partir de seus ingredientes. Restodontê | Descubra receitas a partir de seus ingredientes. Restodontê | Descubra receitas a partir de seus ingredientes.

Como surgiu o chocolate?

Atualizado em 

A origem do xocolatl, o alimento dos deuses e da nobreza.

Como surgiu o chocolate?

A primeira produção de cacau que se tem registrada tem origem na região onde hoje é o México e a Guatemala, cultivado pela civilização Olmeca há mais de 3 mil anos. O clima úmido propiciava o desenvolvimento do cacahuaquchtl (cacaueiro na língua nahuatl). Seus frutos - cacahuatl - eram considerados sagrados e suas sementes eram usadas como moeda (um coelho era comprado com oito sementes, um escravo com 100).

Posteriormente, com o declínio dos Olmecas, os Maias e os Astecas se estabeleceram na região e deram continuidade ao cultivo do cacau. Para eles, o cacau era uma dádiva de Quetzalcoatl, o deus da sabedoria. A partir deles, em cerca de 400 a.C., criaram uma bebida fermentada feita com suas sementes torradas, moídas e misturadas com pimenta - chili e outras - e especiarias, e a chamavam de xocolatl (água amarga). Apesar de ser bastante amarga, esta bebida era muito apreciada pela nobreza, que a bebia em cerimônias, rituais e banquetes. Acreditava-se que tinha poderes afrodisíacos e dava força a quem a bebesse.



Servida em copos de cerâmica, tinha o gosto amargo do chocolate e da pimenta concentrados, mais o sabor das ervas que eles misturam (tipo ervas finas de tempero) e o teor alcoólico acentuado. Em alguns casos, a pessoa embriagava-se com chocolate antes de ser sacrificada. O sacrifício, vale salientar, era considerado uma homenagem aos deuses. Irrigar a terra com sangue humano, de modo simbólico, era a maior oferenda a ser feita. Com o alto teor de teobromina no chocolate concentrado, a pessoa entrava em transe.

O chocolate foi apresentado ao mundo após a invasão do México pela expedição de Hernán Cortez. Ele percebeu que os índios que a bebiam conseguiam “caminhar um dia inteiro sem necessidade de outros alimentos” e ela era aclamada como a “bebida dos guerreiros”. Cortez exterminou os povos indígenas da região, incluindo os Maias e os Astecas, e levou ouro e outras riquezas para a Espanha. Lá, uma vez adoçado com o açúcar também extraído da América, o chocolate virou um sucesso na corte e manteve-se em segredo nacional durante quase um século. Posteriormente, a bebida espalhou-se por toda a Europa.

Com a Revolução Industrial, novos processos para aprimorar a produção do chocolate foram criados. No século XIX, foram introduzidos aditivos para reduzir seu amargor e, poucos anos depois, passou-se a remover a gordura (manteiga de cacau) do chocolate, o que o deixou mais consistente e com mais qualidade. Isso foi fundamental para a tranformação do chocolate líquido em sua forma sólida. No final do século, o chocolate ao leite foi inventado ao ser adicionado leite em pó durante seu processo de produção.

Até hoje, o chocolate tem outros usos no México, na forma de molhos e purês, como o mole poblano, um molho forte à base de chocolate amargo. Inclui caldo de carne, pimentas - chili, chipotle -, especiarias e temperos (cebola, alho, coentro, sal). Em geral, é servido como acompanhamento em pratos com frango, peru, pato e carne de porco.






Restodontê
Descubra todos os dias de maneira rápida e fácil um novo prato restodontê para preparar com os ingredientes que você tem em casa. Através de um critério ou de uma combinação deles, localize receitas selecionando seus ingredientes, restrinja sua busca utilizando diversos filtros ou encontre o que procura rapidamente digitando palavras-chave relacionadas.

Siga-nos e faça contato!
Instagram  |  instagram.com/restodonte.com.br
Facebook  |  facebook.com/restodonte.com.br
Pinterest  |  pinterest.com/restodontecombr
Twitter  |  twitter.com/restodontecombr
YouTube  |  youtube.com/RestodonteBr
Google+  |  google.com/+RestodonteBr
E-mail  |  contato@restodonte.com.br

Diga se gostou! Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe no Google+ Salve no Pinterest Compartilhe no LinkedIn

Receitas mais acessadas
Parfait de Iogurte com Cerejas e GranolaBife na crosta de pimentaCubo de chocolate e avelãs crocantesDelícia fácil de morangoBolo de cenouraMedalhão com crosta de pão e ervasPizza com massa de couve-florPudim de leiteFalafelMousse rápido de chocolateHambúrguer vegetariano de feijão pretoSalmão grelhado com crosta de pãoHambúrguer de cenouraBolinho assado de brócolisCoxinha fit rica em fibrasTrufa fit de cacauQuiche de espinafreCebola empanada crocante

Não armazenamos informações.
São Paulo, SP, Brasil