Descubra receitas. Restodontê | Descubra receitas a partir de seus ingredientes. Restodontê | Descubra receitas a partir de seus ingredientes. Restodontê | Descubra receitas a partir de seus ingredientes.

Tipos de facas e suas utilidades

Utilizar a faca correta fará toda a diferença na hora de preparar os alimentos.

Atualizado em 02/07/2019
Tipos de facas e suas utilidades

Ao se aventurar na cozinha como um profissional, utilizar a faca correta fará toda a diferença na hora de preparar os alimentos. Saber quais os tipos de facas são indicados para cada corte irá facilitar muito sua vida. Algumas delas possuem vários usos, como cortar frios e carnes, legumes, frutas e até mesmo pães, torradas e bolos. Outras são específicas para um tipo de corte e podem economizar muito tempo de quem tem que fazer uma tarefa repetidas vezes. Para aproveitar realmente o que cada modelo desses utensílios de cozinha oferece, confira os principais tipos e tamanhos de facas:



Faca do chef

Faca do chef

Versátil, essa faca é perfeita para fatiar, cortar, picar e filetar. Serve para carnes, frutas, legumes e, por ter a ponta um pouquinho curvada, desliza pela tábua enquanto você corta o alimento. Essa pode ser também a sua faca de churrasco, uma das facas de cortar carne, para fatiar aquela picanha crua ou já assada. Utensílio essencial em qualquer conjunto de facas para cozinha. Se for para ter somente uma faca, tenha essa.

Faca Cutelo

Faca Cutelo

Existem dois tipos de cutelo: o europeu e o chinês. O europeu é mais pesado e acaba funcionando como um pequeno machado. É resistente e ideal para quebrar e separar ossos de aves, bovinos e ovinos. Já o cutelo chinês é muito mais versátil e serve para diversos tipos de corte, principalmente quando requerem precisão. Bom para fatiar e cortar legumes e frutas à julienne e para picar ervas.

Faca Santoku

Faca Santoku

Uma faca de cozinha profissional, muito utilizada para cortar legumes e peixes no preparo de pratos orientais. Ela tem sulcos que facilitam na hora de fatiar, funcionando como "antiderrapantes". De origem japonesa, significa "três virtudes" (cortar, picar e fatiar), funções que desempenha muito bem. Tanto a santoku quanto o cutelo chinês são substitutos para a faca do chef.



Faca para desossar

Faca para desossar

Separar a carne dos ossos fica muito mais fácil com essa faca, que oferece precisão e controle, principalmente nas partes do osso em que é preciso contorná-lo. Por serem mais curvadas, dão mais controle para a direção e precisão dos cortes. Além disso, ela também serve para cortar peixes e frangos.

Faca para legumes e frutas

Faca para legumes e frutas

Ideal para cortar e descascar alimentos delicados, a faca é perfeita para retirar sementes, além de limpar peixes pequenos e alguns frutos do mar, como camarão. Ela é pequena e também bastante útil na cozinha em trabalhos que exijam mais precisão.

Faca para tomate

Faca para tomate

A lâmina com fio microserrilhado permite a ruptura da pele dura do tomate sem danificar seu interior. Você pode usá-la para cortar legumes e outras frutas também.



Faca de pão (faca serrilhada)

Faca de pão (faca serrilhada)

Para cortar pães e torradas, facas com fio de serra são as ideais para não amassá-los. A serra proporciona o corte uniforme da camada mais dura do alimento. Não exige afiação e duram bastante tempo. O formato dela serve para cortar, também, frutas grandes e legumes, principalmente os que a lâmina lisa tem mais dificuldade em entrar, como abacaxi e jaca. Existe uma versão menor, indicada para uso em frutas e legumes.

Facas para queijo

Faca para queijo

As facas para queijo formam um conjunto próprio para ser usado nos mais diversos tipos de queijo. Os furos da lâmina evitam o vácuo na hora do corte do queijo, evitando que o alimento grude na faca. A ponta ainda auxilia na hora de espetar e servir. É interessante ter ao menos um pequeno jogo com os dois tipos de facas principais. Os modelos mais semelhantes a uma espátula devem ser usados para cortar os queijos mais cremosos e macios, como brie e camembert. Já as facas com serrilhas podem ser usadas para os que são um mais duros, como o parmesão e o curado (mineiro).

Faca para tornear

Faca para tornear

Ideal para esculpir, tornear e descascar frutas e vegetais. Utilizada especialmente para fazer um corte em vegetais chamado tourné, que consiste em um corte no formato de barril, com sete lados iguais e horizontais, usado em decoração. A faca é pequena e tem a ponta curvada, como um bico de papagaio.

Faca Mezzaluna

Faca Mezzaluna

Ideal para cortar ervas, pizzas, chocolate e tortas. Tem esse nome por se parecer com uma meia-lua. Existem modelos com duas lâminas, geralmente uma maior que a outra, fixadas por um cabo ou dois, um em cada extremidade.

Nessa lista, você conheceu os principais tipos de facas e suas utilidades. Com o tempo, você saberá identificar todos os tipos de facas e, posteriormente, você terá seu próprio conjunto de facas, como um conjunto de facas inox, e poderá avaliar as melhores marcas de facas.



Para garantir cortes perfeitos, a faca precisa estar em suas melhores condições de uso. Confira os acessórios mais utilizados para afiar suas facas:

Chaira

Chaira

O que é chaira? Muitos perguntam, mas a chaira nada mais é do que o primeiro recurso a ser utilizado para afiar a faca. Sua função é endireitar a lâmina sem que haja desgaste de material. Seu uso é recomendado sempre que a faca não cortar direito, o que pode ser diário.

Pedra para afiar

Pedra para afiar

Diferentemente da chaira, a pedra para afiar desgasta o material da lâmina de modo que a faca volte a ter um bom corte. Geralmente a pedra tem duas lixas (um lado mais grosso que o outro) e seu uso deve acontecer somente quando a chaira não for mais efetiva.

Sempre que possível, incluímos fotos das facas para que seja mais fácil encontrá-la em alguma loja. Não temos associação com nenhuma marca em especial.



Finalizamos com os principais acessórios utilizados na manutenção de suas facas, após a lista dos principais tipos de facas de cozinha. Mas segue uma observação importante: Procure armazenar suas facas adequadamente para mantê-las sempre em perfeito estado. A melhor maneira de fazer isto é deixá-las em uma barra imantada, que, pendurada na parede, mantém as facas fixadas por magnetismo. Isso evita que as lâminas tenham contato com outros objetos ou com superfícies. Outros detalhes são interessantes ressaltar:

  • Corte os alimentos sobre uma tábua macia, como as de polietileno usadas em açougues. Nunca em porcelana, vidro ou metal.
  • Não use a sua faca para abrir latas, cortar cordas, papel ou papelão. Cada utensílio na cozinha tem a sua função.
  • Fique atento para que o gume da sua faca não esteja desalinhado. Use a pedra de afiar e depois finalize com a chaira.





Restodontê
Descubra todos os dias de maneira rápida e fácil um novo prato restodontê para preparar com os ingredientes que você tem em casa. Através de um critério ou de uma combinação deles, localize receitas selecionando seus ingredientes, restrinja sua busca utilizando diversos filtros ou encontre o que procura rapidamente digitando palavras-chave relacionadas.

Siga-nos e faça contato!
Instagram  |  instagram.com/restodonte.com.br
Facebook  |  facebook.com/restodonte.com.br
Pinterest  |  pinterest.com/restodontecombr
YouTube  |  youtube.com/c/RestodonteBr
Twitter  |  twitter.com/restodontecombr
E-mail  |  contato@restodonte.com.br

Diga se gostou! Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Salve no Pinterest Compartilhe no LinkedIn

Receitas mais acessadas
Parfait de Iogurte com Cerejas e GranolaBife na crosta de pimentaCubo de chocolate e avelãs crocantesDelícia fácil de morangoBolo de cenouraMedalhão com crosta de pão e ervasPizza com massa de couve-florPudim de leiteFalafelMousse rápido de chocolateHambúrguer vegetariano de feijão pretoHambúrguer de cenouraBolinho assado de brócolisCoxinha fit rica em fibrasTrufa fit de cacauQuiche de espinafreCebola empanada crocante

Restodontê Receitas
São Paulo, SP, Brasil