Descubra receitas Restodontê | Descubra receitas a partir de seus ingredientes. Restodontê | Descubra receitas a partir de seus ingredientes. Restodontê | Descubra receitas a partir de seus ingredientes.

Como tirar medidas do corpo

Deixe a balança de lado na hora de avaliar os resultados da dieta e do treino!

Atualizado em 07/01/2022
Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Salve no Pinterest Compartilhe no Twitter
Como tirar medidas do corpo

Objetivos físicos como emagrecer ou ganhar massa muscular requerem uma avaliação contínua do progresso. Isso irá garantir que a meta esteja sendo atingida e proporcionar mais motivação para continuar.

Agora a dúvida é: Como tirar as medidas do corpo corretamente?

O método mais simples, rápido e barato é com a boa e velha fita métrica. Podemos utilizá-la em regiões como tórax, barriga, cintura, quadril, coxas e braços, tanto para medir a perda de gordura durante uma dieta como o ganho de massa magra durante um período de musculação.

Mas ainda assim, existem algumas dicas básicas para as medições serem mais precisas e confiáveis.

O ideal é usar um produto bem flexível, feito de plástico ou tecido. Além disso, você precisa estar em pé, deixar os músculos relaxados e os pés juntos durante todo o procedimento.

Não vale apertar a fita. Ela deve ficar justa na área a ser medida, mas não a ponto de beliscar a pele. Lembre-se de verificar, também, se ela não está enrolada. Uma dica é fazer as medições em frente a um espelho para manter o alinhamento correto.

Por que não usar somente a balança?

A balança às vezes engana. Ela mostra o nosso peso corporal total, incluindo a água acumulada, os músculos, os ossos, os órgãos, além da gordura. Mesmo com a dieta e os exercícios físicos, os números no marcador podem não mudar. Isso não quer dizer que não houve avanço.

Um exemplo é que o músculo é mais denso do que a gordura. Mesmo que você tenha perdido gordura e ganhado músculos, o peso do corpo se mantêm inalterado.



Medidas da cintura

A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera o acúmulo de gordura na região abdominal um fator de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

De acordo com um estudo desenvolvido por pesquisadores da Universidade Estadual Paulista (Unesp), pessoas com a relação cintura/estatura (RCE) acima de 0,5 têm mais chances de apresentar problemas no coração. Para calcular a sua RCE, basta dividir a circunferência abdominal (em centímetros) pela altura (também em centímetros).

Por exemplo, uma mulher com 160 centímetros de altura deve ter uma medida abdominal máxima de 80 centímetros.

Para tirar a medida abdominal, primeiramente relaxe completamente a barriga. Em seguida, posicione a fita métrica na região onde há mais acúmulo de gordura. Nas mulheres, por exemplo, esse local costuma ser entre o umbigo e o quadril. Nos homens, diretamente sobre o umbigo.

Medidas de tórax, braços, pernas

O tórax deve ser medido a partir da sua parte mais cheia, logo abaixo das axilas.

Nos braços e nas pernas, o indicado é também selecionar sempre nas partes mais grossas e garantir que as medições sempre ocorram no mesmo local. Preste atenção em alguma marca de nascença ou pintinha. E lembre-se de relaxar os membros.

No caso dos antebraços, deve-se medir ao redor da parte maior de cada antebraço – abaixo do cotovelo.

Aqui as medidas vão variar conforme o objetivo, aumentando em caso de exercícios de musculação ou diminuindo em caso de dietas e de exercícios aeróbicos.

Análise de bioimpedância

A bioimpedância mede a quantidade de gordura e músculo no corpo. Nesse teste, feito de forma indolor e rápida, a pessoa sobe em uma espécie de balança e segura dois bastões com as mãos.

O princípio do exame de bioimpedância para avaliação da composição corporal é a oposição à passagem de uma pequena corrente elétrica ao longo dos tecidos do corpo.

A corrente elétrica é mais bem conduzida pelos íons contidos nos fluidos. A partir desse princípio, é possível determinar a quantidade de água corporal, geralmente expressa em porcentagem.

Tecidos que tenham mais água e íons na sua composição, como o músculo e sangue, oferecem menor resistência (menor impedância) à passagem da corrente elétrica. O mesmo não acontece com os tecidos adiposo, pele e ossos, que conduzem mal a eletricidade.

Em seguida, o equipamento mostra a composição corporal do indivíduo: porcentagens de massa muscular, de massa óssea e de gordura no organismo. O método é muito utilizado em consultórios de nutricionistas e nutrólogos, dado o seu nível de precisão.



Fotos e roupas como formas de avaliação

Nada mais gratificante do que vestir uma peça de roupa e ver que ela está larga em você, após um período seguindo uma dieta ou fazendo exercícios aeróbicos como corrida, natação, dança etc.

Se o objetivo for ganho de massa magra, a recompensa será vestir uma camiseta e notar que ela ficou apertada na região do tórax e dos braços após meses de musculação.

Fotos antigas também vão mostrar como seu esforço valeu a pena. Não percebemos a evolução no dia a dia, mas após meses e anos ficará evidente.





Restodontê
Descubra todos os dias de maneira rápida e fácil um novo prato restodontê para preparar com os ingredientes que você tem em casa. Através de um critério ou de uma combinação deles, localize receitas selecionando seus ingredientes, restrinja sua busca utilizando diversos filtros ou encontre o que procura rapidamente digitando palavras-chave relacionadas.

Siga-nos e faça contato!
Instagram  |  @restodontecom
Facebook  |  @restodontecom
Pinterest  |  @restodontecom
Twitter  |  @restodontecom
E-mail  |  Mostrar e enviar

Diga se gostou! Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Salve no Pinterest Compartilhe no Twitter

Receitas mais acessadas
Cobertura de chocolate durinhaBolo de chocolate com água quenteBrownie de banana especialMolho madeira tradicionalMolho de alho com creme de leiteMolho de alho sem leiteBolo liso de leite condensadoMolho de alho com ovoPavê de chocolate com bolacha maisenaOvos cozidos na air fryerReceita de músculo na panela de pressãoCrepioca docePudim sem ovos e sem fogoPanqueca americana com aveiaMolho de alho para pãoPão de milho fofinho

Restodontê Receitas
São Paulo, SP, Brasil