Descubra receitas. Restodontê | Descubra receitas a partir de seus ingredientes. Restodontê | Descubra receitas a partir de seus ingredientes. Restodontê | Descubra receitas a partir de seus ingredientes.

Como tratar gordura no fígado com estes 5 alimentos

Algumas opções que ajudam a dexintoxicar o fígado e mantê-lo saudável.

Atualizado em 14/02/2020
Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Salve no Pinterest Compartilhe no LinkedIn
Como tratar gordura no fígado com estes 5 alimentos

A moléstia ocorre quando as células do fígado são infiltradas por células de gordura.

É normal ter um pouco de gordura neste órgão, mas quando sua composição atinge mais de 5 a 10% o quadro deve ser tratado.

Com o tempo, a presença de gordura no fígado pode causar um processo de inflamação no corpo chamado esteato-hepatite, que se não for tratado pode evoluir para cirrose.

Por sorte, o quadro é reversível com mudanças de estilo de vida indicadas por seu médico.



Não existe um medicamento que sozinho consiga tirar a gordura do fígado. Eles podem ajudar, mas precisam ser aliados às mudanças de estilo de vida, tratando a causa do problema.

Geralmente, a medida mais eficaz para controlar esteatose hepática é emagrecer, sendo que reduzir 7% do peso corporal já reduz pela metade os efeitos de gordura no fígado.

Para isso deve-se ter uma dieta hipocalórica, evitar frituras, gorduras e doces e aumentar a ingestão de frutas, legumes, verduras e carnes magras.

Corte também as bebidas alcoólicas, que sobrecarregam as funções do fígado e o levam a acumular toxinas.



Os nutrientes colina e betaína ajudam o fígado a exportar os triglicérides para a corrente sanguínea, que depois são eliminadas pelo organismo. As fontes alimentares de colina e betaína são:


1. Acelga

É um excelente tônico para limpar e rejuvenescer o fígado. Graças ao alto teor de fibras, a acelga é ótima para tratar a constipação. Além disso, é rica em água, vitaminas, potássio e ferro de magnésio.

2. Alcachofra

Pode regenerar o fígado, graças à presença também do nutriente cinarina, uma substância amarga que aumenta o fluxo biliar. Você pode consumir também as folhas e caules em infusões. Prepare a infusão com 100 g de folhas e caules por cada litro de água. Assim, você deve beber 3 xícaras por dia. O suco fresco da alcachofra também é muito terapêutico.

3. Gengibre

Contém antioxidantes protetores da função hepática e também ajuda a reduzir os triglicerídeos. Você pode fazer um chá de gengibre e tomar meia hora antes das principais refeições. Rale duas colheres (sopa) de gengibre e coloque em água quente, deixe alguns minutos até esfriar totalmente e beba. Outra opção é adicionar o gengibre ralado nas saladas. Importante: Hipertensos não devem consumir gengibre.

4. Rabanete

Descongestiona e desintoxica o fígado, promovendo esvaziamento da bile. Ele pode ser adicionado nas saladas ou você pode preparar diariamente um copo de suco fresco batido com água e adoçado com mel antes das principais refeições.

5. Lima da Pérsia

É uma fruta com grande capacidade de purificação do fígado. Também pode diminuir a gordura corporal e reduzir a síndrome metabólica, dois fatores que muitas vezes contribuem para a esteatose hepática. Pegue uma lima e lave-a muito bem. Retire as sementes, as linhas brancas do interior próximas às sementes e bata a fruta com a casca e água (100 ml). Coe e beba imediatamente. Faça isso em jejum por duas semanas seguidas ou mais.


Não se esqueça da água. A água é o combustível para o fígado trabalhar e é fundamental para girar e eliminar as toxinas.


Atenção!

Quaisquer sintomas clínicos devem ser avaliados por um médico.






Restodontê
Descubra todos os dias de maneira rápida e fácil um novo prato restodontê para preparar com os ingredientes que você tem em casa. Através de um critério ou de uma combinação deles, localize receitas selecionando seus ingredientes, restrinja sua busca utilizando diversos filtros ou encontre o que procura rapidamente digitando palavras-chave relacionadas.

Siga-nos e faça contato!
Instagram  |  instagram.com/restodonte.com.br
Facebook  |  facebook.com/restodonte.com.br
Pinterest  |  pinterest.com/restodontecombr
YouTube  |  youtube.com/c/RestodonteBr
Twitter  |  twitter.com/restodontecombr
E-mail  |  contato@restodonte.com.br

Diga se gostou! Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Salve no Pinterest Compartilhe no LinkedIn

Receitas mais acessadas
Brownie de banana especialCrepioca salgadaBolo MágicoHambúrguer vegetariano de feijão pretoTorta de bolacha maisenaBiscoito de pasta de amendoimBolo de cenouraDalgona coffee - café cremoso coreanoLasanha de carne moídaArroz de forno ao creme de leiteTorta de frango de liquidificadorFettuccine ao limão com camarõesFilé mignon gratinadoMuffin de batata doce com frangoBolo de laranja com cascaVerdadeiro bolo de chocolate

Restodontê Receitas
São Paulo, SP, Brasil