Descubra receitas Restodontê | Descubra receitas a partir de seus ingredientes. Restodontê | Descubra receitas a partir de seus ingredientes. Restodontê | Descubra receitas a partir de seus ingredientes.

Remédio caseiro para dor de dente

Amenize a dor com ingredientes caseiros enquanto aguarda para ir ao médico.

Atualizado em 18/02/2020
Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Salve no Pinterest Compartilhe no Twitter
Remédio caseiro para dor de dente

A dor de dente é uma das dores mais incapacitantes de todas, mesmo quando é de baixa intensidade.

Sua ocorrência indica que algo realmente não está bem no dente, como a presença de uma cárie ou de uma trinca, por exemplo. Pode indicar também sensibilidade dos nervos ou da gengiva.

O problema pode estar também em alguma parte próxima à boca, como no nariz ou no pescoço, e o reflexo atinge os nervos de um ou mais dentes.

Dessa forma, a consulta com um dentista é indispensável.

Entretanto, enquanto você aguarda pela consulta, existem algumas maneiras de preparar remédios caseiros, com ingredientes simples da cozinha, que comprovadamente amenizam os sintomas da dor até que o médico faça uma avaliação correta e indique o melhor tratamento.



Os remédios caseiros para dor de dente mais eficazes são:

1. Cravo da Índia

O óleo produzido a partir do cravo da Índia tem propriedades analgésicas e antibacterianas, o que ajudam no alívio de infecções e dor. Seu óleo essencial possui com composto chamado eugenol, que é utilizado na formulação do material usado na obturação do dente.

Esmague um cravo em um pilão ou em outro recipiente resistente e coloque-o junto ao dente que parece ser a fonte da dor.

Você pode usar também seu óleo essencial comprado em farmácias. Basta colocar, com ou sem a ajuda de um cotonete, 2 gotas do óleo diretamente sobre o dente dolorido.

Tanto o primeiro procedimento quanto o segundo devem ser feitos até 3 vezes por dia, por no máximo 2 minutos cada aplicação para evitar queimaduras pelo óleo.

2. Alho

Uma das opções mais utilizadas, apesar do sabor não tão agradável, o alho possui várias propriedades que ajudam a combater rapidamente a dor e até evitar o agravamento de alguma infecção que possa estar no local afetado.

Fatie um dente de alho e aplique um pedaço diretamente contra a gengiva do dente afetado. Outra opção é mastigar os pedaços fatiados e deixar agir no local afetado por alguns segundos.

No final, para retirar o sabor e o cheiro de alho, faça bochechos com água morna.

Faça o procedimento 2 vezes ao dia.

3. Água morna com sal

A água morna com sal é um excelente antisséptico natural e fácil de preparar em casa, que pode ser usado quando se desconfia de uma infecção no dente.

Para isso, é recomendado dissolver uma colher (sopa) de sal numa copo com água quente/morna e depois, utilizando pequenos goles, bochechar toda a boca por, pelo menos, 30 segundos, 3 vezes ao dia.

4. Hortelã

O óleo essencial das folhas de hortelã é outro potente antisséptico e anti-inflamatório, que pode ser usado em casa para aliviar a dor de dente. Além disso, tem ótimo sabor, o que o torna uma boa opção para usar em crianças com mais de 5 anos, por exemplo.

Coloque 1 colher (sopa) de folhas de hortelã em 1 xícara de água bem quente e deixe repousar por 20 minutos. Depois, coe e coloque uma porção desse chá na boca e bocheche por 30 segundos, 3 vezes por dia.

5. Chá de macela e própolis

Enquanto o própolis tem ação antibactericida, o chá de macela tem propriedades calmantes e anti-inflamatórias, podendo auxiliar no dente dolorido.

Ferva 1 colher (sopa) de flores secas de macela em uma panela com 1 litro de água e separe 1 xícara desse chá (guarde o resto para outros bochechos na geladeira e aqueça antes de usar). Deixe amornar e adicione 5 gotas de própolis a essa xícara e está pronto para o bochecho.

Faça um bochecho de 30 segundos com a mistura, 2 vezes ao dia.



Atenção

Dicas de outras fontes na internet sugerem o uso de água oxigenada nos dentes afetados. Nunca use água oxigenada diretamente nos dentes e gengivas. Ela pode causar queimaduras graves na mucosa bucal. Além disso, a água oxigenada irá alterar a sua flora bucal (o tipo de bactérias que vivem na boca) de forma não desejada.

Lembre-se sempre de procurar um médico caso tenha sintomas clínicos. As dicas acima não substituem a opinião de um profissional.






Restodontê
Descubra todos os dias de maneira rápida e fácil um novo prato restodontê para preparar com os ingredientes que você tem em casa. Através de um critério ou de uma combinação deles, localize receitas selecionando seus ingredientes, restrinja sua busca utilizando diversos filtros ou encontre o que procura rapidamente digitando palavras-chave relacionadas.

Siga-nos e faça contato!
Instagram  |  @restodonte.com.br
Facebook  |  @restodonte.com.br
Pinterest  |  @restodontecombr
Twitter  |  @restodontecombr
YouTube  |  @RestodonteBr
E-mail  |  contato@restodonte.com.br

Diga se gostou! Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Salve no Pinterest Compartilhe no Twitter

Receitas mais acessadas
Bolo MágicoPão de milho fofinhoBolo de laranja com cascaBolo de milho de latinhaVerdadeiro bolo de chocolateChocolate quente cremosoPudim de chocolateTorradas de alhoDalgona coffee - café cremoso coreanoBrigadeirão tradicionalSorvete de chocolate de três ingredientesTorta de frango de liquidificadorCreme de avelã caseiro veganoSorvete de chocolate cremoso fácilPetit gâteau tradicionalBolo de cenoura

Restodontê Receitas
São Paulo, SP, Brasil