Menu
Digite diretamente receitas e ingredientes Filtre receitas pelas suas características Localize receitas pelos seus ingredientes
Descubra receitas Restodontê | Descubra receitas a partir de seus ingredientes Restodontê | Descubra receitas a partir de seus ingredientes Restodontê | Descubra receitas a partir de seus ingredientes

Selecione os ingredientes que deseja utilizar

Quantidade de ingredientes
Tempo de preparo (minutos)
Rendimento (porções)
Tipo de receita
<<< Desfazer
Aplicar >>>
Como fazer chantilly
Como fazer chantilly

Como fazer chantilly

ATUALIZADO EM 20 DE MAIO

O chantilly, um creme sofisticado criado em um dos banquetes do Château de Chantilly, nas proximidades de Paris, não poderia ser mais simples e mais fácil de ser preparado.

Creme de leite e açúcar, nada mais. O creme de leite que deve ser utilizado é o fresco, aquele que fica na área refrigerada do supermercado.

O segredo está em duas coisas: a temperatura do creme de leite e o tempo de batimento.

Antes de preparar o chantilly, tire o creme de leite da geladeira e coloque no congelador por 10 minutinhos. Se o dia estiver muito quente, bata a mistura em banho-maria gelado, com água e gelo, para manter o creme resfriado.

A outra dica é o tempo de batimento da mistura. O ponto ideal do chantilly é quando ele fica preso no batedor, com consistência firme. Se passar do ponto, o creme de leite vira manteiga e não tem como voltar atrás.

Você pode bater o chantilly à mão, com um fouet, ou na batedeira. Quanto mais arames tiver o fouet, mais ar será transferido para o creme e mais rápido ele irá virar chantilly. Na batedeira, você deve bater em velocidade baixa ou média, cuidando sempre para que a mistura não vire manteiga.

Isso vai depender muito da sua batedeira, mas depois de 2 minutos, você vai ter um creme amolecido, ótimo para rechear ou fazer a cobertura de pavês. Para usá-lo como decoração, com a consistência firme, bata um pouquinho mais, questão de 1 minutinho.

Seguindo essas dicas, será muito fácil fazer um chantilly maravilhoso, tanto no sabor quanto na cremosidade.

Fuja das misturas prontas para chantilly, vendidas em caixinhas ou saquinhos. Elas são compostas basicamente por gordura vegetal hidrogenada, combinada com açúcar, corantes, aromatizantes e espessantes para dar cor, gosto, cheiro e textura de chantilly artificialmente à essa gordura.

Além do sabor bem diferente do chantilly caseiro, esses produtos são prejudiciais à sua receita e à sua saúde.

INGREDIENTES

500 ml de creme de leite fresco bem geladinho

2 colheres (sopa) de açúcar




MODO DE PREPARO

Junte o creme de leite e o açúcar na batedeira e bata até engrossar. Conserve em geladeira por até dois dias e nunca deve ser congelado.


DETALHES

Tempo de preparo5 min
Rendimento6 porções
Tipo de receitaDoce
Compartilhe no WhatsAppWhatsApp
Compartilhe no FacebookFacebook
Salve no PinterestPinterest
Compartilhe no TwitterTwitter

Você ainda não viu

Mais receitas para você

Restodontê
Descubra todos os dias de maneira rápida e fácil um novo prato restodontê para preparar com os ingredientes que você tem em casa. Através de um critério ou de uma combinação deles, localize receitas selecionando seus ingredientes, restrinja sua busca utilizando diversos filtros ou encontre o que procura rapidamente digitando palavras-chave relacionadas.

Siga-nos e faça contato!
Instagram  |  @restodonte.com.br
Facebook  |  @restodonte.com.br
Pinterest  |  @restodontecombr
Twitter  |  @restodontecombr
YouTube  |  @RestodonteBr
E-mail  |  contato@restodonte.com.br

Diga se gostou! Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Salve no Pinterest Compartilhe no Twitter

Receitas mais acessadas
Bolo MágicoBolo de laranja com cascaPão de milho fofinhoBolo de milho de latinhaComo fazer panqueca salgadaBolo de banana fitPudim de chocolateTorradas de alhoVerdadeiro bolo de chocolateBolo de milho cremosoSorvete de chocolate de três ingredientesBrigadeirão tradicionalCreme de milhoPasta de alho sem óleo JansserBrownie de banana especialCreme de avelã caseiro vegano

Restodontê Receitas
São Paulo, SP, Brasil