Descubra receitas Restodontê | Descubra receitas a partir de seus ingredientes. Restodontê | Descubra receitas a partir de seus ingredientes. Restodontê | Descubra receitas a partir de seus ingredientes.

Hambúrguer caseiro perfeito e profissional

Como fazer um hambúrguer caseiro incrível você mesmo.

Atualizado em 01/10/2020
Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Salve no Pinterest Compartilhe no Twitter
Hambúrguer caseiro perfeito e profissional

Nos últimos anos, a gastronomia especializada teve um crescimento enorme para atender a uma demanda reprimida que até então se contentava com pratos padronizados e comuns em restaurantes tradicionais.

Com o surgimento dos food trucks, dos food parks com inúmeros trailers, de restaurantes de nicho e de pequenas lanchonetes de bairro, em especial os hambúrgueres ganharam contornos sofisticados e inúmeras variações de preparo em todo o país.

O preparo do hambúrguer perfeito é uma arte que exige tempo e dedicação para ser aperfeiçoada.

Mesmo considerando toda a técnica envolvida no preparo, continua sendo fácil fazer em casa, rápido e com ótimo custo benefício. Não é por acaso que muitos entusiastas já preparam seus próprios hambúrgueres em casa.

E foi pensando nesse pessoal que resolvemos fazer esse material aqui.

Nessa página, você vai conhecer a receita dos hambúrgueres que eu mais preparo, com o procedimento detalhado e todas as informações e dicas!

Comece a busca do hambúrguer perfeito escolhendo carnes frescas e de boa procedência.

Escolha também um açougue que tenha um bom atendimento, porque você terá que contar com a boa vontade do açougueiro ao lhe fazer algumas solicitações no momento da moagem das carnes.

Carnes frescas e de boa procedência

O segredo do hambúrguer é a mistura (blend) de carnes e gordura, de modo que se consiga o melhor sabor, textura e suculência.

Para isso, é necessário que o blend tenha aproximadamente 20% de gordura para que o hambúrguer tenha a suculência ideal.

Uma mistura clássica para o hambúrguer é a do peito e o acém. São dois cortes da parte dianteira do boi.

O acém é um corte saboroso e dá o volume, mas com pouca gordura. Já o peito tem a gordura, mas também tem um sabor delicioso muito mais acentuado.

Você pode fazer uma ponderação entre carnes dianteiras, mais baratas mas com o melhor sabor, e carnes traseiras, mais macias para o equilíbrio da textura.

Para fazer o blend, você deve pedir ao açougueiro para limpar as peças de carne, tirando nervos e tecidos que recobrem algumas partes, mas mantendo a gordura natural da peça.

Se o açougueiro for parceiro, você pode pedir para ele pesar as carnes novamente para garantir a quantidade correta. Mas provavelmente ele irá cobrar o preço da peça bruta.

Em seguida, ele deve picar as peças de carne e a gordura em cubos ou em tiras e misturar tudo.

Carnes picadas e misturadas

Depois, ele irá moer tudo junto por 2 vezes em um moedor de bocal médio para não quebrar as fibras em excesso e não afetar a textura do hambúrguer.

Moendo as carnes

Todo esse processo tem que ser feito rapidamente, para manter as carnes resfriadas. Moer as carnes com temperaturas mais altas pode fazer com que percam líquido e afetar a suculência do hambúrguer.

Agora é a hora de trabalhar a carne

Divida o blend de carnes já moído em 7 porções iguais de cerca de 180 g. Se não tiver uma balança, meça com sua mão mesmo.

Não acrescente nenhum tempero nem outros ingredientes nesse momento, como creme de cebola ou ovos. O hambúrguer é feito somente com carne e gordura.

Forme um bolo de carne com cada porção e pressione bem para deixar bem compactado. Isso é importante para que a gordura fique aderida à carne e também para retirar o excesso de ar da mistura.

Formando bolos de carne com as mãos

Modele os hambúrgueres com a mão de modo que fiquem compactos e redondos com cerca de 10 cm de diâmetro e 2 cm de altura. Você pode usar um aro de fritar ovo para ajudar ou até uma forma modeladora própria para hambúrgueres.

Modelando os hambúrgueres

Aperte o centro do hambúrguer com os dedos ou com a ajuda de uma colher para deixá-lo mais fundo. Isso evitará que o hambúrguer fique inchado quando for ao fogo e se transforme em um bolinho de carne.

Pressionando o meio dos hambúrgueres

Use papel-manteiga para separar os hambúrgueres que for cozinhar ou embrulhe-os em plástico-filme sem temperos para congelar. A carne em um congelador comum tem validade de 30 dias.

Papel-manteiga

Preaqueça uma frigideira antiaderente ou untada com óleo em fogo médio por 3 minutos. Ou se preferir, prepare uma churrasqueira.

Sele o hambúrguer por alguns segundos de cada lado. Salpique os temperos por cima e deixe cozinhar, sem pressionar a carne para evitar a perda dos sucos.

Selando os dois lados dos hambúrgueres

Depois de 3 minutos, vire e tempere um pouco mais. Esse é o tempo ideal para o hambúrguer ficar ao ponto, mas você deve avaliar esse tempo conforme seu fogão e sua panela.

Se optar por colocar queijo, coloque as fatias sobre o hambúrguer 1 minuto antes de retirá-lo.

Colocando queijo

Em outra frigideira ou na chapa, toste as fatias de pão na manteiga, formando uma crosta para impedir que os sucos amoleçam o pão.

Pãos tostados com manteiga na chapa

Retire a carne da frigideira e deixe-a descansar por 2 minutinhos sobre papel alumínio. A umidade interna precisa de um tempo para se redistribuir através da carne.

Agora é só montar os sanduíches alternando os hambúrgueres com complementos e condimentos de preferência.

Sanduíche montado com complementos e condimentos

Agora, confira as receitas e prepare-se para fazer o hambúrguer perfeito!




Hambúrguer bovino de peito e fraldinha

Hambúrguer bovino de peito e fraldinha

Nessa combinação, o peito tem 27% de gordura, a fraldinha tem 26% e o patinho, 7,3%.

O blend então irá apresentar 22% de gordura, ideal para o sabor e a textura dos hambúrgueres.


Hambúrguer de patinho, acém e costela

Hambúrguer de patinho, acém e costela

Nessa receita, o patinho tem 7,3% de gordura, o acém tem 10,9% e a costela, 27,7%. O blend nessa proporção irá apresentar 21% de gordura.

Você vai perceber que seu hambúrguer está muito mais gostoso do que os das melhores lanchonetes.


Hambúrguer bovino de peito e acém

Hambúrguer bovino de peito e acém

Nessa combinação, o acém tem 10,9% de gordura e o peito tem 27%. O blend com a gordura do peito irá apresentar 21% de gordura.

Ao fazer seu próprio hambúrguer, você tem certeza que irá comer somente as melhores carnes.


Hambúrguer de costela

Hambúrguer de costela

A costela é uma das carnes mais apreciadas nos churrascos, tanto pelo sabor quanto pela textura. É difícil quem resista à suculência dessa carne.

E quando a usamos para fazer hambúrguer, ele fica irresistível!

No nosso hambúrguer de costela, a costela tem 27,7% de gordura e a maminha tem 2,4%.

O blend nessa proporção irá apresentar 22% de gordura, quantidade ideal para um hambúrguer de qualidade.


Hambúrguer bovino de costela e peito

Hambúrguer bovino de costela e peito

Nessa receita de hambúrguer, a costela tem 27,7% de gordura, o peito tem 20,4% e a maminha, 2,4%. O blend nessa proporção irá apresentar 22% de gordura.

Os cortes da parte dianteira, como o peito, são bastante saborosas, mesmo sendo consideradas carnes de segunda.




Hambúrguer de coxão duro

Hambúrguer de coxão duro

O coxão duro tem 8,9% de gordura e o peito tem 27%. O blend nessa proporção irá apresentar 20% de gordura.

Como se trata de um corte próximo à picanha, o coxão duro também possui um sabor bastante acentuado, mas é bem mais em conta!


Hambúrguer de acém e costela

Hambúrguer de acém e costela

Aqui na nossa receita, o acém tem 10,9% de gordura e a costela, 27,7%. O blend nessa proporção irá apresentar 20% de gordura.

O acém possui um sabor bastante acentuado e combina muito bem com outras carnes, trazendo harmonização ao blend.


Hambúrguer blended de fraldinha, maminha e bacon

Hambúrguer blended de fraldinha e bacon

A maminha tem 2,4% de gordura, a fraldinha tem 26% e o bacon, 41,7%. O blend nessa proporção irá apresentar 24% de gordura.

Mesmo sendo considerada uma carne de segunda, a fraldinha é muito macia e confere uma textura agradável ao blend.


Hambúrguer de coxão mole e peito

Hambúrguer de coxão mole e peito

Aqui na nossa receita, o coxão mole tem 8,9% de gordura e o peito tem 27%. O blend nessa proporção irá apresentar 23% de gordura.

O peito é uma das carnes mais utilizadas para o preparo de hambúrgueres, uma vez que se trata de um corte barato, mas de qualidade.


Hambúrguer de fraldinha e maminha

Hambúrguer de fraldinha e maminha

A fraldinha tem 26% de gordura e a maminha tem 2,4%. O blend nessa proporção irá apresentar 19% de gordura.

Essa é uma combinação excelente de carnes, já que uma complementa a outra em gordura e em sabor.


Hambúrguer de patinho e acém

Hambúrguer de patinho e acém

O patinho tem 7,3% de gordura e o acém tem 10,9%. O blend com a gordura de peito apresenta 23% de gordura.

Que tal fazer algum desses hambúrgueres caseiros hoje mesmo?





Restodontê
Descubra todos os dias de maneira rápida e fácil um novo prato restodontê para preparar com os ingredientes que você tem em casa. Através de um critério ou de uma combinação deles, localize receitas selecionando seus ingredientes, restrinja sua busca utilizando diversos filtros ou encontre o que procura rapidamente digitando palavras-chave relacionadas.

Siga-nos e faça contato!
Instagram  |  @restodontecom
Facebook  |  @restodontecom
Pinterest  |  @restodontecom
Twitter  |  @restodontecom
E-mail  |  Mostrar e enviar

Diga se gostou! Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Salve no Pinterest Compartilhe no Twitter

Receitas mais acessadas
Cobertura de chocolate durinhaBolo de chocolate com água quenteBrownie de banana especialBolo de milho verdeMolho madeira tradicionalMolho de alho com creme de leiteMolho de alho sem leiteBolo liso de leite condensadoCrepioca doceMolho de alho com ovoOvos cozidos na air fryerPanqueca americana com aveiaCobertura bolo de cenoura durinhaReceita de músculo na panela de pressãoPão de milho fofinhoHambúrguer blended de fraldinha e bacon

Restodontê Receitas
São Paulo, SP, Brasil