Menu
Digite diretamente receitas e ingredientes Filtre receitas pelas suas características Localize receitas pelos seus ingredientes
Descubra receitas Restodontê | Descubra receitas a partir de seus ingredientes Restodontê | Descubra receitas a partir de seus ingredientes Restodontê | Descubra receitas a partir de seus ingredientes

Selecione os ingredientes que deseja utilizar

Quantidade de ingredientes
Tempo de preparo (minutos)
Rendimento (porções)
Tipo de receita
<<< Desfazer
Aplicar >>>
Hambúrguer de coxão mole e peito
Hambúrguer de coxão mole e peito

Hambúrguer de coxão mole e peito

ATUALIZADO EM 21 DE MAIO

Comece a busca do hambúrguer perfeito escolhendo um bom açougue, com carnes frescas e de boa procedência. Outro fator importante é o bom atendimento, porque você irá ter que fazer algumas solicitações ao açougueiro no momento da moagem das carnes.

O segredo do hambúrguer é a mistura (blend) de carnes e gordura, de modo que se consiga o melhor sabor, textura e suculência.

Para isso, é necessário que o blend tenha cerca de 20% de gordura para que o hambúrguer tenha a suculência ideal. Depois, você deve fazer uma ponderação entre carnes dianteiras, mais baratas mas com o melhor sabor, e carnes traseiras, mais macias para o equilíbrio da textura.

Carnes dianteiras mais comuns são acém, paleta, costela, peito e pescoço. Traseiras são fraldinha, patinho, coxão duro, alcatra e contra-filé.

Para fazer o blend, você deve pedir ao açougueiro para limpar as peças de carne, tirando nervos e tecidos que recobrem algumas partes, mas mantendo a gordura natural da peça. Tente garantir a quantidade correta das carnes pesando-as novamente. Mas provavelmente o açougueiro irá cobrar o preço da peça bruta.

Em seguida, ele deve picar as peças e a gordura em cubos ou em tiras e misturar tudo, antes de moer tudo junto por 2 vezes em um moedor de bocal médio para não afetar a textura do hambúrguer.

Aqui na nossa receita, o coxão mole tem 8,9% de gordura e o peito tem 27%. O blend nessa proporção irá apresentar 23% de gordura, ideal para o sabor e a textura dos hambúrgueres.

INGREDIENTES

Blend de:

700 g de coxão mole

500 g de peito bovino

100 g de gordura de peito

Temperos a gosto:

Sal e pimenta do reino

Complementos a gosto:

Fatias de queijo prato, mussarela, emmental, cheddar etc.

Picles de pepino, com acidez para contrapor a gordura.

Fatias de bacon fritas para dar perfume e crocância.

Cebola caramelizada para o tom agridoce.

Não indicados:

Vegetais que soltem água e encharquem o sanduíche.




MODO DE PREPARO

1. Divida o blend de carnes já moído em 7 porções iguais. Elas terão cerca de 180 g.

2. Forme um bolo de carne com cada porção e jogue de uma mão para outra por umas 10 vezes. Isso é chamado de bater o hambúrguer e serve para que a gordura fique aderida à carne e também para retirar o excesso de ar da mistura.

3. Modele os hambúrgueres com a mão de modo que fiquem compactos e redondos com cerca de 10 cm de diâmetro e 2 cm de altura. Se preferir, use uma forma modeladora própria para hambúrgueres.

4. Aperte o centro do hambúrguer com uma colher para deixá-lo mais fundo. Isso evitará que o hambúrguer fique inchado quando for ao fogo.

5. Use papel-manteiga para separar os hambúrgueres que for cozinhar ou embrulhe-os em plástico-filme sem temperos para congelar. A carne em um congelador comum tem validade de 30 dias.

6. Preaqueça uma frigideira untada com óleo em fogo médio por 3 minutos ou prepare uma churrasqueira.

7. Coloque o hambúrguer e os temperos por cima (não tempere o outro lado). Não pressione a carne para evitar a perda dos sucos.

8. Vire depois de 3 minutos para o hambúrguer ao ponto. Esse tempo vai depender do seu fogão e da sua panela. Você vai descobrir o seu tempo ideal.

9. Se optar por colocar queijo, coloque as fatias sobre o hambúrguer 1 minuto antes de retirá-lo.

10. Em outra frigideira ou na chapa, toste as fatias de pão na manteiga, formando uma crosta para impedir que os sucos amoleçam o pão.

11. Retire a carne da frigideira e deixe-a descansar por 2 minutinhos sobre papel alumínio. A umidade interna precisa de um tempo para se redistribuir através da carne.

12. Agora é só montar os sanduíches alternando os hambúrgueres com complementos e condimentos de preferência.

Dica: Para fritar hambúrgueres congelados, deixe-os descongelar em geladeira naturalmente de um dia para o outro.


DETALHES

Tempo de preparo50 min
Rendimento7 porções
Tipo de receitaHambúrguer
Compartilhe no WhatsAppWhatsApp
Compartilhe no FacebookFacebook
Salve no PinterestPinterest
Compartilhe no TwitterTwitter

Você ainda não viu

Mais receitas para você

Restodontê
Descubra todos os dias de maneira rápida e fácil um novo prato restodontê para preparar com os ingredientes que você tem em casa. Através de um critério ou de uma combinação deles, localize receitas selecionando seus ingredientes, restrinja sua busca utilizando diversos filtros ou encontre o que procura rapidamente digitando palavras-chave relacionadas.

Siga-nos e faça contato!
Instagram  |  @restodonte.com.br
Facebook  |  @restodonte.com.br
Pinterest  |  @restodontecombr
Twitter  |  @restodontecombr
YouTube  |  @RestodonteBr
E-mail  |  contato@restodonte.com.br

Diga se gostou! Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Salve no Pinterest Compartilhe no Twitter

Receitas mais acessadas
Bolo MágicoBolo de laranja com cascaPão de milho fofinhoBolo de banana fitBolo de milho de latinhaComo fazer panqueca salgadaTorradas de alhoPudim de chocolateVerdadeiro bolo de chocolateBrigadeirão tradicionalBrownie de banana especialBolo de milho cremosoCreme de milhoSorvete de chocolate de três ingredientesCreme de avelã caseiro veganoSorvete de chocolate cremoso fácil

Restodontê Receitas
São Paulo, SP, Brasil